NOTA DE ESCLARECIMENTO: Danúbio, uma editora independente

29, ago, 2021 | Artigos | 0 Comentários

No último dia 28 de agosto, o site Intercept Brasil publicou uma matéria na qual, infelizmente, a Editora Danúbio é mencionada de forma mentirosa. Segue a reprodução do e-mail enviado aos editores do site solicitando a correção da matéria. 

“Prezados senhores

Sou Diogo Fontana, fundador da Editora Danúbio, empresa citada na matéria publicada ontem no Intercept.

Primeiro, quero lamentar não ter sido procurado pela jornalista responsável pela matéria. A empresa tem canais de contato aberto, inclusive botão de Whatsapp, e deveria ter sido consultada antes de ser mencionada em uma matéria. Creio que seja um princípio básico da boa prática jornalística.

Segundo, como não me consultaram, quero solicitar uma correção na matéria: o texto aponta a Editora Danúbio como um dos “tentáculos do CEDET”. Pois bem, tentáculos são prolongamentos que partem da cabeça e que fazem parte de um único organismo. A imagem é absolutamente imprecisa e distorce a realidade. A Editora Danúbio é um editora independente, sem unidade comercial, financeira, administrativa ou editorial com quem quer que seja. Mantemos relações comerciais regulares com diversos distribuidores de livros e revendedores, entre eles, por exemplo, os marketplaces da Magazine Luiza, da Estante Virtual e da Amazon. Estas três organizações, e várias outras, revendem os livros que publicamos. Estou certo que seria absurdo chamar a Editora Danúbio de “tentáculo da Amazon” ou de “tentáculo da Magazine Luiza”.

Isto posto, solicito a imediata correção da matéria, ou a supressão das referências ao meu nome e ao nome da editora.”

Artigos recentes

Mito e Apocalipse

Nós, modernos, preferimos acreditar que o passado era inteiramente primitivo, que o progresso foi gradual e “evolutivo”. Preferimos acreditar que não houve Era Dourada, nem gigantes ou heróis, nem dilúvio, nem mundo antediluviano.

O Dia do Juízo (conto)

Depois de quarenta minutos, porém, algo de novo pareceu acontecer, uma insinuação, um detalhe, uma disputa, que elevou o tom de voz, e despertou do torpor um segurança, a taquígrafa e o cameraman da TV Justiça.

Uma Mensagem para o Futuro

Não é possível ficar indiferente aos escritos de Jeffrey Nyquist. As análises políticas e os prognósticos manifestos em seus artigos e livros provocam incômodo e insatisfação. Ele não traz boas notícias sobre o futuro, não escreve para agradar. Seu compromisso é com a sinceridade e com a mais estrita honestidade intelectual.

A Exemplar Família de Itamar Halbmann

R$47,00

Fora de estoque

Detalhes do autor

Diogo Fontana

Nasceu em Curitiba em 1980. É autor do livro “A Exemplar Família de Itamar Halbmann”.

Já escreveu artigos para o jornal Gazeta do Povo e para os sites Brasil Sem Medo, Mídia Sem Máscara, Senso Incomum e Estudos Nacionais.

Mora em Santa Catarina com a esposa Gabriela e o filho Constantino.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X