Nikolai Berdiaev

Nikolai Berdiaev

Nikolai Berdiaev

Envolva-se com o autor

Outros autores

Confira a biografia e as obras de outros autores »

Nikolai Berdiaev

 

Entre os filósofos russos do século XX, Niko­lai Berdiaev é o mais conhecido no Ocidente. Nasceu em Kiev em 1874 numa família nobre; milita em sua primeira juventude na social­-democracia revolucionária, é preso e passa alguns anos em prisão domiciliar. Rapida­mente, porém, abandona o marxismo e tor­na-se, nos primeiros anos do novo século, um dos protagonistas da chamada “reação idealista” contra o socialismo e o positivismo da intelligentsia russa. Antes da tomada do poder pelos bolcheviques, elabora uma “filo­sofia cristã da liberdade”, com forte caráter aristocrata, o que o colocou em conflito com a Igreja Ortodoxa.

Seu assunto filosófico o colocou em contato com alguns dos movimentos mais importan­tes do pensamento europeu do entre guerras:

Existencialismo cristão, que tinha em Paris, na revista “Esprit, um dos principais centros de elaboração do movimento; tendo colabo­rado com uma forte crítica à concepção libe­ral-democrática da sociedade, que ele via como o fim da civilização burguesa.

Obras de Nikolai Berdiaev

.

Outros autores

Confira a biografia e as obras de outros autores »

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter!