Oliveira Lima

Oliveira Lima

Oliveira Lima

Historiador

 

 

Outros autores

Confira a biografia e as obras de outros autores »

Oliveira Lima

Manuel de Oliveira Lima (Recife, 25 de dezembro de 1867 — Washington, 24 de março de 1928) foi um escritor, crítico literário, diplomata, historiador e jornalista brasileiro.

Representou o Brasil em Portugal, na Bélgica, Alemanha, Japão, Venezuela, Inglaterra e Estados Unidos. Em 1924 tornou-se professor de Direito Internacional na Universidade Católica da América e foi também professor-visitante na Universidade de Harvard. Foi Membro-fundador da Academia Brasileira de Letras.

Apaixonado por livros, colecionou-os ao longo de sua vida e montou o terceiro maior acervo sobre o Brasil, ficando atrás apenas da Biblioteca Nacional do Brasil e da biblioteca da Universidade de São Paulo. Oliveira Lima, em 1916, doou a exuberante seção Ibero-Americana de sua biblioteca à renomada Universidade Católica da América, em Washington, a qual constitui, ainda hoje, o maior acervo de brasilianas fora do Brasil.

Morreu em 1928 e foi enterrado no cemitério Mont Olivet, em Washington. Em sua lápide não consta seu nome, mas a frase “Aqui jaz um amigo dos livros”.

Obras de Oliveira Lima

.

Exibindo um único resultado

Outros autores

Confira a biografia e as obras de outros autores »

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X