
O Bosque da Invernada dos Fundos
No fim dos anos 70, João Peruggio, um pacato relojoeiro que vive em Curitibanos, cidade do interior catarinense, vê a sua vida se transformar quando testemunha a misteriosa morte de Hans, o “Alemão Louco”, após uma briga de bar. O incidente desperta velhas lembranças e sonhos no homem de meia-idade, que o impelem a reviver um antigo projeto da sua juventude e, deste modo, partir em uma aventura insólita, ao mesmo tempo divertida e assustadora, pontuada de elementos místicos e religiosos.
Com uma escrita artística que remete à tradição dos grandes escritores brasileiros, o estreante André Ghiggi Caetano da Silva revela ao leitor o estilo de vida de uma região pouco documentada, um verdadeiro ponto cego na literatura brasileira. O leitor vai se deliciar à medida que a realidade do interior catarinense emergir das páginas do romance, exibindo suas paisagens e seus costumes, sua fauna e sua flora, seus trajes e sua culinária, sua religiosidade popular, suas lendas locais, além de seus personagens característicos, que ganham vida por meio de descrições vívidas e da reprodução precisa de um linguajar único, forjado pela junção de vários povos e tipos humanos diferentes – do gaúcho campeiro ao caboclo mestiço, do colono italiano ao colono alemão, do brutal proprietário de terras ao padre da teologia da libertação.

André Ghiggi Caetano da Silva
nascido em 1978, trabalha como promotor de justiça. Vive em Araranguá, Santa Catarina, com a esposa Alessandra e o filho Miguel Victor.
Confira mais sobre a biografia e obras deste autor »
Confira a entrevista do autor à TV Sul Catarinense (04/03/2020):
Citação extraída da resenha de Eduardo Gazola publicada no Portal Estudos Nacional:
André soube criar uma história com ficção muito rica, aliada a temas e fatos históricos presentes na região do Estado de Santa Catarina onde se transcorre a trama imaginada – fragmento do planalto catarinense delimitado principalmente entre as cidades de Lages e Curitibanos.
Leia a resenha na íntegra aqui.