A Cidade Futura

12, fev, 2020 | Artigos, Política, Religião | 0 Comentários

Por Fábio Lins Leite

Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Hebreus 13:14

EUA e Rússia: É verdade que rapidamente tornaram-se poderes deste mundo, preocupados com seus próprios interesses, mas antes existiram e fundaram-se sobre certos símbolos de ordem social, da pólis que pretendiam se tornar. Mesmo a China possui o símbolo do “Império do Meio” e o mundo grego do “Helenismo”.

Pode-se reclamar do abuso desses símbolos de pólis, mas a verdade é que os EUA se imaginou primeiramente como “a Cidade na Colina” um exemplo de Cristianismo livre, uma fortaleza contra imposições humanas contra a Igreja, resistindo e brilhando no alto para o mundo todo ver e liderando-o pelo exemplo. E a Rússia, como todos sabem, imaginou-se como Terceira Roma (no sentido da Roma imperial, não a eclesiástica), a continuação da proteção imperial para a Cristandade mundial.

No fundo, esses símbolos fundantes permeiam o inconsciente coletivo, mesmo daqueles que se afastam do cristianismo nesses países – e por isso mesmo os EUA decaídos são um mau-exemplo para o mundo todo e a Rússia decaída como URSS foi um império protegendo o Anti-Cristo.

E aí faço a pergunta: qual o símbolo da pólis transcendente brasileira, qual imagem nos orienta para um telos supra-temporal, fortalecedora dos que a compreendem, enlouquecedora dos que a idolatram, talvez abusada, às vezes, mas impossível de ser abandonada até por quem, tendo nascido e se criado no país, rejeita-a?

É outra coisa da qual tenho cá minhas suspeitas, mas deixo para depois. Posso dar um spoiler: inclui a Igreja Romana, e não conseguiria sustentar-se apenas nela.

Artigos recentes

Eça de Queiroz

Um Prefácio a Eça de Queiroz

A ilustre casa de Ramires, considerado por muitos o romance mais equilibrado, harmonioso e completo que escreveu, integra a terceira fase da obra de Eça de Queiroz.

Um Milagre em Paraisópolis

O Convite de um Escritor

O escritor Fábio Gonçalves convida-o para assistir à LIVE de lançamento do seu livro de estréia “Um Milagre em Paraisópolis”

Nossa Senhora do Rosário

À Nossa Senhora do Rosário

Soneto escrito pelo jovem Ademir Amaral em homenagem à Nossa Senhora do Rosário.

Detalhes do autor

Fábio Lins Leite

Nasceu no Rio de Janeiro. É professor de inglês e tradutor. Pós-graduou-se em teologia ortodoxa no Hellenic College Holy Cross, nos Estados Unidos.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter!